quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Jesus é a nossa esperança


Já deixou de fazer alguma coisa por que receiava ser pecado?
Já deixou de pensar coisas insanas por que isso pode parecer impuro?
Já deixou de seguir seu caminho por medo da desaprovação de Deus? Da sociedade? Da religião? Dos seus pais?
O que você pensa que tem medo de contar?
O Deus cristão é oniciente. Onipresente.
E você por acaso leva uma vida santa?
Precisa da misericórdia de Deus?
Da aprovação de Deus? Da sociedade? Dos seus pais?
Existe um catálogo de erros. De desaprovação, que são chamados fato típico, ilícito penal.
Existe um catálogo religioso chamado “Dez mandamentos”.
Penso que os “Dez mandamentos” seria o necessário pra se conviver bem, é até questão de bom senso.
Dar a outra face pra bater é muito lindo. Pior que isso é desejar cometer um crime, é desejar as conseqüências do ilícito.
Nem tudo que é ilícito é crime. Matar nem sempre é, mas, tenha certeza, se não é crime na vida ‘civita’ é pecado pra religião.
E por que isso é imposto? Por que o Código Penal de qualquer Estado soberano é dotado de influencias religiosas? Por que atirar pelas costas é agravante? Isso não parece tão traiçoeiro? Não é tão “Judas”?
Já pensou nisso?
Por que o induto, benevolência condedida pelo Estado, ao detento com bom comportamento, é concedido justo na época do Natal?
Dizem que o Estado brasileiro, formado por três poderes independentes entre si é laico. Será mesmo? Laicidade é assim tão atuante no Brasil? Acredito que sim, tanto quanto na Índia e no Marrocos [ironia].
Por que existem feriados nacionais de cunhos religiosos? Opa, opa, opa... não me queixo dos feriados, mas sim da carga que eles carregam. Adoro um feriado, só de não precisar ir ao Fórum, visitar o segundo andar, cheio de presos, cheiro de naftalina e suor, tratamento completamente hostil, algemas... e dizem que existe e respeitam a Constituição Federal.
No texto da Carta Magna, diz assim: "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil."
Invocação a Deus? Hãm? Alguém explica porque eu cansei bitcho.
Será mesmo que a religião, o culto, a crença, a fé publica e até “particular”, individual, é tão respeitada?
Por que não há no Brasil feriado budista? Eu sei, COLONIZAÇÃO.
Não vou adentrar ao mérito, eu só gosto de instigar pensamento. Meus conceitos são desabrochados para os demais que me parecem valer a pena. Escrevo como quem escreve um segredo, apesar de saber da existência de uma “liberdade de expressão”, Ohô.. até onde vai a liberdade de expressão minha gente? Isso é assunto pra outrora.
Mas então... desative-se, pense sem preconceituar, seja neutro e depois tome partido.

[Musicalidade: “Jesus alegria dos homens”_
Linda essa clássica de Bach
Imagem: Registrei voltando do Fórum, assim sem mais nem menos, esperando o sinal abrir, e pensando no rumo que tomarei, não por caminho, mas destino de vida, de pensamento, de crença, de fé, de conceito, de gosto e desgosto.
Bom futuro a todos.]

2 comentários:

Anônimo disse...

Como já dizia o cancioneiro popular Falcão "Onde Houver Fé, Que Eu Leve A Dúvida"! Em seu ensaio, a belíssima jovem transeunte Thuany levanta questionamentos a respeito do misticismo religioso em nossas instituições públicas. Seu texto soube analisar pontas diversificadas do iceberg dessa questão. Gostei da parte que se refere à expressão "Deus" em nossa constituição. Algo que poderia se poupar de questionamentos, se nossos dirigentes tivessem a sensibilidade, na época, de escolherem até msm um termo mais desprovido de qualquer romantismo cristão.
Pô pô Por hj é só pessoal! =)
Longa vida aos Smiths! \o/ E lembrem-se do Álamo!!! /o\

ANA CRISTINA disse...

Bom me perguntam uma vez se deus não seria minha consciência??,é seria legual e estranho se isso fosse confirmado,ai eu me tornaria maior do que sou agora, que responsabilidade eu teria em minhas mãos hein?já deixei de fazer algo pq julgava ser pecado,pensamento aiiiii o pensamento ,esse eu não controlo sendo pecado ou não quando dou por mim já fui tomada por ele.o mundo precisa de freios msm com tanta lavagem cerebral dizendo que tudo é pecado as pessoas se mostram tão cruéis,imagina se deixasse tudo a nosso bel prazer,todos nós precisamos acreditar que existe uma força, um deus, uma energia seja lá oq for p/ nos freiar, o mundo ta do jeito que sempre foi com bandido e moçinhos a diferença é que vc não consegue distinguir entre um e outro,antigamento os bandidos tinham glamour gostavam de ser reconhecidos como maus e impiedosos, hoje???além de se fingir de bons ainda viram evangélicos assim que entram na cadeia,e dizem: encontrei jesus,ulálá que jesus é só se encontra na cadeia??ôôôôô oq estou dezendo??afinal deus ,jesus , esta em todos os lugares!!será msm ??sei lá ++ é bom que continuemos com essa tão agradável iluzão..