quarta-feira, 26 de novembro de 2008

UTOPIA

Todo mundo já designou o termo “utópico” pra falar de algo que não acontece efetivamente. Seja no campo social ou até mesmo no campo dos sentimentos, como o amor platônico, um tanto quanto utópico não?
A utopia, assim como o mundo das idéias de Platão, pode ser definida como a dicotomia, a repartição de uma mesma leitura, de uma mesma realidade.
Na época do Renascimento, meados do século XV, os filósofos renascentistas refletiam a respeito de modelo de uma sociedade perfeita, assim como a lendária Atlântida (reino imaginário referido por Platão). E como seria a sociedade perfeita atualmente, séculos depois do Renascimento (que cá pra nós, nasceu o auge do pensamento com os gregos, entrou em coma na Idade Média, ressuscitou no século XV e na idade contemporânea morre de morte cerebral)?
Sob meu aspecto, a sociedade perfeita, se fosse possível existir, seria formada por novos seres, não sei se humanos, mas algo muito mais evoluído com certeza, seres de suma educação, cultura, desenvolvimento, valores, este mesmo que sem influência de alguma seita ou religião, não é necessário se apegar a uma doutrina para concretizar o bem, muito menos uma doutrina ensinadora, pregadora de bons costumes e conceitos, do bem a todo custo e do amor ao próximo, mas, sobretudo, retributiva, punitiva, castigadora. Todos viveriam sob as mesmas condições de vida e seriam responsáveis pelas mesmas tarefas e atividades, é claro, respeitando a aptidão e a vontade de cada um, mas a divisão de tarefas de uma comunidade não seria algo com o intuito de auferir lucro, capital, vantagem ou qualquer coisa assim, não existiria capitalismo e nem exploração, já que todos seriam iguais.
Assim como os privilégios e as obrigações, a repartição de alimentos se dá da mesma forma comunitária. Ninguém precisa pagar para obter os bens de que necessita, e já que não há mercado de capitais, de bens e valores, de produtos trocados por moeda, não haveria, não existiria condições para que existisse a publicidade em si, portanto, nada de marketing ou consumismo. Todos viveriam de acordo com o que precisam para viver, ninguém precisa pagar para obter o que se quer, pois é de tudo em profusão, a vida seria sem luxo, simples e todos trabalhariam (não haveria CLT, é claro...).
Bem, para concluir, enxergo no conceito de utopia uma similar evasão da realidade, mas apesar disso tudo, as idéias utópicas são, sobretudo uma crítica apurada à ordem social, podendo inclusive se transformar em autentica força revolucionária (quem lembra da Revolução Russa? Da URSS? Alguém ai já leu Marx e Engels?).
Sou só mais uma sonhadora, imaginando doces deletérios...


Obs: A palavra utopia vem do grego “ÓU” (não) e “topos” (lugar), ou seja: NENHUM LUGAR.

Musicalidade: Vilarejo _Marisa Monte
Trecho Musical:
“Há um vilarejo ali...
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão

Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraiso se mudou para lá..."

2 comentários:

Ed Franca disse...

vale lembrar que nas sociedades altamente evoluídas o militarismo não existe.
o sistema monetário e de moeda corrente só existe em planetas absolutamente primitivos, como na terra.
e a palavra trabalho, para os gregos, significa criar, produzir algo intuitivamente da alma, que também é o mesmo que arte...
o extremo oposto do que seria trabalho no mundo globalizado atual...
e com ja disse antes, esquenta não..só piora.

ANA CRISTINA disse...

Não sei precisar o que seria uma sociedade perfeita ou vida perfeita que dirá mundo perfeito,me enche de alegria imaginar um mundo ou uma vida como á citada no texto(muito bem escrito por sinal.),lembrando sempre que, oq é perfeito p/ mim não necessariamente seja p/ vc,gosto das diferenças de um ser p/ o outro,fico feilz ao ver em vc algo que não encontro em mim(talvez isso me traga felicidade ou alívio)se não existisse vc, eu não teria dimensão da minha particular existência,é a diferença entre dois seres que fazem com que eles percebam que "o mundo ou visão de um todo" é relativo,se há diferença, há controvérsia ,diminuindo e muito a chance de haver uma comunhão entre os seres ,sejam humano ,bichos ,ets...