sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pena de Morte


Sempre que ocorre uma onda de violência, ou um crime particularmente cruel, hediondo, aparecem os adeptos da pena de morte, sobretudo políticos oportunistas pregando seu apoio. Quase sempre são políticos que nada fazem para mudar a situação de miséria, promiscuidade e medo que é a mãe da criminalidade. Quase sempre são políticos ligados aos maiores bandidos do país, que, no entanto praticam uma delinqüência dourada e impune, sem se preocupar com a justiça. Mas algumas pessoas de boa-fé acabam acreditando que a pena de morte, assim como a diminuição da maioridade penal é a solução pra situação brasileira hoje. Acreditam que tais medidas podem ajudar a diminuir os assaltos, os lançamentos de crianças pela janela, os seqüestros, os homicídios, estupros e etc... (o rol é realmente grande).
A pena de morte e a redução da maioridade penal não ajudam a reduzir a criminalidade. Sobretudo na Europa, em muitos países a pena de morte foi implantada e abolida, principalmente na metade do século, e as estatísticas de “antes e depois” da pena de morte puderam ser comparadas. A ONU elaborou um relatório sobre isso e não há nenhuma diferença em favor da pena de morte, os países que a implantaram não tiveram seus índices de violência diminuídos.
Mas se não existem provas de que a pena de morte reduza a criminalidade, existem provas de que ela aumenta. Antigamente, quando as execuções eram públicas, percebeu-se um aumento de violência na área em que os condenados eram mortos. Muito pior do que isso foram os inúmeros casos de pessoas que cometeram crimes punidos com pena de morte só para “suicidar-se” através do carrasco.
O pior da pena de morte, contudo não é sua ineficácia para reduzir a criminalidade, e sua propensão a incentivá-la. O pior é que ela é aplicada discriminatoriamente. São os pobres, os negros, os inadaptados que vão para os corredores da morte: ricos e poderosos nunca põem os pés lá.
Olhem para as nossas prisões e vejam quem é que esses políticos querem matar. Gostam de matar. Mas sua vítima – o povo brasileiro – gosta de viver.

P.s.: É admitida a pena de morte por fuzilamento, em tempo de guerra a crimes militares.

Musicalidade: Natália _Legião Urbana
Imagem: Um dos mais famosos executados hahaha, Saddam!

Nenhum comentário: