quarta-feira, 4 de março de 2009

Cristianismo e Darwin


Vaticano promove conferência sobre teoria de Darwin
Cientistas, filósofos e teólogos discutem compatibilidade do evolucionismo com ensinamentos católicos.

O Vaticano realiza nesta semana uma conferência de cinco dias marcar o 150º aniversário da publicação do livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, publicado em 1859 e que traça as bases da teoria da evolução.

Esta é uma das duas conferências acadêmicas internacionais que estão sendo patrocinadas pelo Vaticano em 2009.

O objetivo das conferências é promover uma nova análise do trabalho de cientistas cujas ideias revolucionárias desafiaram as crenças religiosas, como o astrônomo Galileu Galilei e o biólogo britânico Charles Darwin.
Cientistas, filósofos e teólogos do mundo todo se reúnem na famosa Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma para discutir a compatibilidade da teoria da evolução de Darwin com os ensinamentos católicos.

Dados publicados 03/03/09 BBC

Igrejas cristãs têm sido hostis à teoria de Darwin devido ao fato de ela entrar em conflito com a versão bíblica da criação do mundo.

Mas a Igreja Católica nunca condenou Darwin como condenou e silenciou Galileu Galilei. O papa João Paulo 2º, por exemplo, afirmava que a evolução era "mais do que uma hipótese".

Mas, mesmo recentemente, em 2006, o cardeal católico Christoff Schoenborn, de Viena, ex-estudante e amigo do papa Bento 16, gerou polêmica ao afirmar que a teoria da seleção natural de Darwin era incompatível com a fé cristã. E ontem, vi no "glorioso" [estou sendo irônica] Jornal Nacional, exibido na Rede Globo de Telecomunicações, uma notinha, notinha mesmo, beeeeeem pequenina, dizendo a respeito dos sinceros pedidos de desculpas do Senhor cardeal em evidência, afirmando que Darwin pode estar certo, [repare que ao dizer "pode" ele denota resistência ao admitir]. Que coisa não? E como será ter que admitir que existe vida extraterrestre?
Esperem só, não perdem por esperar, ou você acha mesmo que tava sozinho no universo todo, que não é infinito como se pensava, e que é você a única vida inteligente, que sabe que sabe que existe!?
Háháháhá... Deus tenha piedade de nós.

Encerro com trecho da letra da Legião Urbana:
"Senhor piedade, senhor piedade...
Dessa gente careta e covarde.
Vamos sentir piedade, senhor piedade um pouco de coragem".




"O design de organismos não é o que se esperaria de um engenheiro inteligente". "Defeitos, disfunções, esquisitices, desperdício e crueldade permeiam o mundo."
[Ayala]

Um comentário:

ANA CRISTINA disse...

É ,certa vez ouvi alguém dizer:"não confunda igreja com religião,e,nem religião com religiosidade,e disse mais :a igreja é uma empresa que deseja angariar fundos (fiquei pasma com a cara de espanto de quem ouvia aquilo ,parecia que ele estava dizendo um despautério)eu nem me abalei não sou católica mesmo,desde os primórdios já é sabido que a igreja tenta manter a qualquer preço,a sua abastada fama de religião nº1 do mundo(vejam bem.. isso debaixo dos panos claro,independentemente se seus fieis seguidores estão ou não evoluindo, melhorando espiritualmente ou tendo o conforto que lhes é necessário,afinal só buscamos um consolo na religião(que dependendo da escolhida ,esta atrelada á templo,igreja ,santuário..e por ai vai.. p/ termos como sobreviver as mazelas que nos são atribuídas.) simular uma possível concordância,que a teoria do evolucionismo de Darwin exista ,é só mais uma manobra de uma "instituição possivelmente falida em todos os sentidos.."

THU, gostei de comentar esse seu texto que ta brilhante,não sei se fiz jus a ele...