sexta-feira, 18 de julho de 2008

A vaidade como impulso exagerado de um estado anti-social


Por razões de segurança pessoal, os homens decretaram que são todos iguais para formar uma comunidade, mas visto que essa concepção é, em última análise, contrária à natureza de cada um e aparece como algo forçado, quanto mais a segurança geral é garantida tanto mais novos ímpetos do velho instinto de preponderância começaram a se mostrar: assim, na delimitação das castas, nas pretensões às dignidades e às vantagens profissionais e em geral nos aspectos da vaidade (maneiras, vestuário, linguagem etc.). Mas a partir do momento em que se começa a prever algum perigo para a comunidade, a grande maioria, que não faz valer sua preponderância, nos períodos de tranqüilidade pública, restabelece novamente o estado de igualdade: os privilégios e vaidades absurdos desaparecem por algum tempo. Se, no entanto a comunidade social desmoronar completamente, se a anarquia se tornar universal, o estado natural brilhará de novo, com a desigualdade despreocupada e absoluta como foi o caso na ilha de Córcira, segundo o relado de Tucídides. Não há nem direito natural nem injustiça natural.


Imagem
: Obra desconhecida_ Artista Descolhecido
Musicalidade: Anarchy in U.K._ Sex Pistols

Um comentário:

ANA CRISTINA disse...

Quem governa esta "falsa igualdade?"gostaria de saber,talvez eu saiba que eu e todos que vivemos nesse pequenino mundo cheio de coisas ocultas nos governe por um medo do novo, do estranho,quando o meu impulso fala ++ alto sempre tenho a sensação que fiz algo de errado que deveria me conter mais.Ai volto a me comportar como um filhote que precisa urgentemente de um porto seguro que na verdade não passa de uma linda ilusão ilustrada por todos os meus pontos fracos,seguir nossos impulsos nos faz livres por valiosos segundoos que valem por 10000000 horas. porem gostaria que as possoas tivessem mais atitudes que por impulsos desde que não prejudiquem o seu proximo, coisa difícil p/ os dias de hoje ,mau respiramos sem que liolamos o direito do proximos... minha gente essa é a graça de viver!!!!!!!